São Bento é celebrado duas vezes no ano. No dia 21 de março, que é a sua festa mais antiga no calendário litúrgico. Esta festa, após mudanças no calendário litúrgico, ficou sendo celebrada apenas em nossos Mosteiros beneditinos. A essa chamamos de: Trânsito de São Bento, isto é, a morte de São Bento (547); a sua passagem para o céu. A outra comemoração é celebrada no dia 11 de julho que é a solenidade; dia em que foram transladadas as suas sagradas relíquias do Mosteiro de Montecassino, esta é celebrada por toda a toda a Igreja, hoje, a mais conhecida pelos cristãos.
Invoquemos sempre o grande Patriarca São Bento. Peçamos a sua intercessão e o seu valimento, assim não seremos jamais confundidos.
Dom Gilvan Francisco, O.S.B
ACERVO FOTOGRÁFICO DA CELEBRAÇÃO NO MOSTEIRO DE SÃO BENTO DA BAHIA
Dia 11 de julho de 2023
RELICÁRIO DO SÉCULO XVII COM RELÍQUIA DO BRAÇO DE SÃO BENTO
Acervo do mosteiro da Bahia
ORAÇÃO À SÃO BENTO
Ó Glorioso Patriarca dos monges, São Bento, amado do Senhor, poderoso em milagres, pai bondoso para com todos os que te invocam. Nós te pedimos que intercedas por nós diante do trono do Senhor. Estende tua proteção sobre nós em todo tempo. Livra-nos de todos os males do corpo e da alma. Defende-nos, e a todos os que nos são caros, do poder dos inimigos infernais. Roga por nós a fim de que vivendo segundo a lei do Senhor, mereçamos ser achados dignos de recebermos a eterna recompensa. Por Cristo Nosso Senhor.
Ut in omnibus glorificetur Deus (RB 57, 9)
Comments